quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Parece que foi ontem...20 semanas de Ti meu Amor!!!

Semana 20
O bebé
Na semana passada, a vérnix caseosa começou a cobrir a pele do bebé. Esta semana, está completamente coberta por esta substância cremosa, que protegerá a sua pele delicada do líquido amniótico.

Tão pequeno e tão vaidoso o meu Principe!!!!

O sentido das coisas. O bebé começa a estar consciente do mundo que o rodeia, por limitado que seja. O seu cérebro já está a trabalhar horas extras para desenvolver os centros nervosos dedicados aos sentidos, que por fim adquirem vida. Agora é mais sensível às mudanças que se produzem no mundo que o rodeia: a actividade da mãe, os sons do ambiente e inclusive o sabor do líquido amniótico.

Além de vaidoso é inteligente o meu pequeno grande Amor!!!


Soluços. É provável que tenha sentido o bebé a dar voltas e pontapés na sua barriga. Agora talvez também sinta umas sacudidelas rítmicas. Não, não está a tamborilar uma melodia: tem soluços. Quase todos os bebés têm soluços no útero, possivelmente devido à imaturidade do diafragma que sofre de espasmos. Não há nada que possa fazer para parar estes soluços, mas também não tem por que o fazer, já que não vão prejudicar o seu bebé, nem agora, nem quando nascer.

Coitadinho e eu a pensar que eram cócegas...!!!

A cabeça. Estabelecido o desenho do cabelo já há várias semanas, o bebé passa agora à fase seguinte: o crescimento dos cabelos. E isto não é penugem, mas sim cabelo a sério. Mas não pense ainda numa farta cabeleira. Quase todo este cabelo começará a cair duas semanas após o parto. Mas não se preocupe: pouco a pouco irá crescendo o cabelo permanente do bebé, que de certeza será de uma cor mais clara do que o que tinha ao nascer.

Terá caracois como o pai e a mana???!!! serão claro ou escuros???!!!! Que vontade de Te ver!!!

No que diz respeito ao resto da cabeça, os ossos do ouvido interno estão já perfeitamente formados e o nariz começa a tomar uma forma reconhecível.

Pode ter as orelhas da mãe e o nariz do Pai, mas seja como for vai ser lindo!!!!

As medidas. O feto pesa entre 220 e 250 gramas e mede cerca de 22 centímetros. Este bebé cabe na palma da mão.

Cabe na palma da mão mas ocupa toda a minha alma!!!!

A gravidez
A passagem do Equador. Parabéns: já chegou à metade da sua gravidez. Percorreu um longo caminho nestes quatro meses e meio. O seu útero tem agora três vezes o seu tamanho original. Quando for medido, de certeza verá que o fundo está agora ao nível do umbigo. A partir de agora, o útero crescerá pouco menos de um centímetro por semana até que dê à luz.

E só Deus sabe como foi dificil....

Um útero com vistas. Teve a oportunidade de ver o bebé? Se vai fazer a ecografia de metade da gravidez, é provável que lha façam entre as 18 e as 22 semanas. O médico pode fazer-lhe uma ecografia agora por diversos motivos: confirmar a data prevista do parto, detectar malformações de nascimento ou verificar se a placenta está no sítio adequado. Com a ecografia terá a possibilidade de contar os dedos das mãos e dos pés, averiguar o sexo (se o quiser saber) e ter maior tranquilidade de que tudo vai bem dentro do Hotel Mãe. Certamente esta primeira olhadela ao seu bebé acrobata (ele que já há algum tempo a acorda com os pontapés que dá) fará com que a sua eminente maternidade lhe pareça mais real. Peça uma cópia da imagem da ecografia para começar já o primeiro álbum de fotografias do bebé.

E como eu sou uma sortuda vou fazer 2!!!!!!!


A voz dos especialistas. Se a sua vida ou o seu trabalho são muito stressantes, fará um favor a si mesma e ao bebé adoptando algumas medidas para relaxar. Embora um certo grau de tensão seja benéfico (dá-nos impulso para actuar), uma tensão constante e rigorosa pode afectar negativamente a mãe e o bebé. Felizmente, há muitas maneiras de combater a tensão

A partir de agora vou ter muita atenção, Amo-Te tanto e não vou deixar que os meus stresses te pertubem, PROMETO!!!!!!!!!

Sem comentários:

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy