segunda-feira, 24 de novembro de 2008

29 semanas...Começa o frio na barriga!!!

O bebé
Controlo da temperatura. Como é que se está tão quentinho aqui? Esta semana marca um acontecimento importante no desenvolvimento cerebral do bebé: o cérebro já amadureceu até o ponto em que pode regular a sua temperatura corporal. É claro que o feto ainda não o pode fazer sozinho: continua a necessitar do calor do corpo da mãe para se manter quentinho até ao nascimento. Também continua a desenvolver as células nervosas do cérebro. Quando nascer, terá centenas de milhares de milhões delas. Parecem muitas, mas necessita de acumular uma boa quantidade destas células já que não produzirá mais nenhuma depois de nascer.

E é uma honra poder Aquecer-TE meu Amor!!!!

A engordar. O feto parece-se cada vez mais com um bebé preparado para nascer no termo. Está a engordar bem e a superfície da sua pele está mais lisa e pálida devido à gordura que está a acumular. Esta gordura será um factor importante da sua capacidade para conservar o calor. O bebé tem pestanas e já pode pestanejar.

E a mãe quer que fiques gordito e LINDO!!!!!!!!!!!!

As medidas. Apesar da acumulação de gordura, o bebé ainda é muito magro: só tem de gordura cerca de 2% ou 3% do seu 1,2 kg. Mede 26 cm da cabeça às nádegas, mas se o conseguisse pôr totalmente esticado, mediria mais de 40 cm de comprimento.

Não é preciso cresceres demais!!!! Assim custa mais o parto!!! Vê lá se tens pena da Mãe!!!

A gravidez
Questões de peso. Já está na recta final: só lhe faltam 11 semanas. Os três próximos meses serão a etapa de maior engorda para o bebé e também para si. Neste último trimestre pode acontecer que engorde cerca de 5 kg. É normal engordar meio quilo em média por semana, mas isto varia muito.

Se for como até aqui...A mãe tem-se portado muito bem!!!!

Incómodos do terceiro trimestre. Acorda de repente com cãibras nos gémeos? As cãibras são um incómodo habitual durante a gravidez, embora nem todas as mulheres as tenham. Os especialistas não sabem com segurança o que as causa: alguns dizem que se deve ao aumento de peso e outros crêem que esta dor indica uma carência de cálcio ou potássio. Também pode ser consequência da pressão que o útero exerce sobre os nervos que vão para as pernas.

Aliviar as cãibras. Se tiver uma cãibra, estique a perna com suavidade, flectindo o pé e esticando os dedos na sua direcção. Também a pode ajudar fazer estiramentos durante o dia ou mesmo antes de ir para a cama. Certifique-se de que consome alimentos ricos em cálcio (o melhor são os produtos lácteos), bem como os que contêm grande quantidade de potássio, como as bananas.

Já as tenho á tanto tempo, mas até isso é bem vindo, ESTO GRÁVIDA!!!!


A voz dos especialistas. À medida que o grande dia se aproxima, certamente quererá informar-se das técnicas que deseja ter à sua disposição durante o parto. Uma episiotomia é uma pequena incisão cirúrgica que se pratica nos tecidos da superfície perineal para aumentar a abertura vaginal e ajudar o bebé a nascer mais facilmente.

Vamos entregar nas maos da médca, quanto mais rápido melhor!!!

2 comentários:

Maria disse...

Olá linda,
Que bom ver novidades por aqui... Já 29 semanas!! Como passa rápido.

Desculpa, ainda não cumpri a promessa de pôr a foto do casaquinho... Tu entendes não é? É só mais um cadito e isto volta ao normal, vais ver ;)

Bem, tens um desafio no meu blog, vai lá dar uma espreitadinha (se quiseres, claro ;))

Beijinhos grandes para os 4 :D

Maria José disse...

Parabéns pelas 29 semanas, está mesmo quase que emoção e como o tempo passa
bjs

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy