sexta-feira, 11 de junho de 2010

Destes dias...




E assim é o meu bebé aos dezasseis meses...


PERSONALIDADE EMERGENTE

A maioria dos pais ficam espantados com o carácter forte da personalidade dos filhos nesta idade. O temperamento individual é bem claro quando uma criança enfrenta novos desafios de aprendizagem todos os dias no seu próprio estilo. É provável que estas características sejam uma constante a partir de agora.
 E tu tens-nos surpreendido todos os dias :)

com pode actuar

TOME UMA POSIÇÃO FIRME

As lutas acerca do controlo sobre tudo, desde a escova de dentes até à hora de deitar, são comuns e normais à medida que o seu filho ganha mais independência. Não tenha medo de ser firme! É importante apoiar o crescente sentido de independência do seu filho, mas não o leve a acreditar que tudo é negociável. As crianças sentem-se mais seguras se souberem que existem limites estabelecidos com que eles podem contar. Inversamente, sentem-se ansiosos se as regras mudam, ou parecem variar de acordo com a sua disposição, ou se tiverem demasiado poder sobre a situação.
E ás vezes custa tanto, mas tem de ser , é para teu bem meu amor!!!


QUANDO SE TRATA DE ESCOLHER

Nesta idade, deve permitir-se que uma criança decida no que diz respeito a coisas que se passem na sua vida, na medida do que for razoável. Isto inclui escolher o que vai comer. Ofereça-lhe alimentos nutritivos e permita que tome o controlo no que a isso diz respeito. O apetite e o crescimento tendem a nivelar-se durante o segundo ano, assim sendo, não necessitará da mesma quantidade de alimentos do que antes. No que diz respeito ao que o seu bebé come, já não precisará de alimentos suaves. Para dizer a verdade, se lhe dá alimentos com texturas melhorará as suas capacidades orais, pois dá-lhe a oportunidade de mastigar e de engolir coisas de uma consistência variada e, assim, ampliar a sua gama de sabores aceitáveis. Permita que seja ele a eleger a sua comida a partir dos alimentos que a família esteja a comer, no entanto evite o sal em excesso.

E já é um prazer ver-te pedir da nossa comidita!!!


Sugestão rápida: Tente relaxar-se no que diz respeito aos horário das refeições. Evite comentários como "Olha para a tua irmã mais velha. Ela adora legumes". Se o pressionar, irá provocar seguramente o efeito contrário e inclusive poderá originar problemas de alimentação. Comerá quando tiver fome. Converter as refeições num momento especial para partilhar com os outros ajudara o seu filho a criar bons hábitos alimentares. No entanto, não deve esperar que permaneça com o resto da família durante toda a refeição, o máximo que pode esperar são alguns minutos da sua companhia. A pesar de tudo, esses poucos minutos são importantes na medida que ele aprenda que forma parte de este acontecimento social e familiar.

É por isso que a sopita tem de ir sempre na frente ;)



Segurança do bebé

O GUIA DOS AVÓS

Quer eles tomem conta dos seus filhos regularmente, quer estejam a planear a vossa próxima visita, os seus pais vão querer manter os netos são e salvos. Seguem-se algumas sugestões para os ajudar a fazê-lo:

* Sugira que os seus pais ou sogros mantenham os números de telefone essenciais tais como o do médico do seu filho, da urgência do hospital e do centro de intoxicações junto a cada telefone da casa quando o seu filho os estiver a visitar para que possam ser contactados rapidamente em caso de emergência.

* Quando lá for, ponha-se de gatas. Ver a sala da perspectiva do seu filho ajudá-la-á a identificar possíveis perigos mais eficazmente. Os avós podem ter-se esquecido como são rápidas e espertas as crianças. Com um tempo de reacção menor e, talvez, com menos força para agarrar rapidamente só com uma mão, é ainda mais importante para eles terem a certeza de que a casa está segura.

* Os avós nunca devem subestimar a capacidade dos netos de trepar, explorar ou deslocar a mobília para chegar a algo que está lá em cima. Em poucas palavras: à prova de bebés! Desde os tempos em que eles criavam as crianças, os peritos deram muito mais importância a tornar o ambiente seguro para crianças antes de elas aparecerem. Tradicionalmente, a estratégia era manter um olho sempre na criança. O método passivo (coisas e lugares seguros) em alternativa do método activo (vigilância) reduziu a taxa de acidentes infantis entre 50% a 70% nos últimos 20 anos.

Excelente dicas mas tu vais lá muito pouco :(, mesmo assim querem ser fazer o contrário do que eu digo :S


Um dia diferente...

O seu filho aponta para todos os aviões que passam no céu? Se sim, ele vai ficar louco no aeroporto local. Passe um dia a localizar aviões, conte quantos levantam voo e quantos aterram e leve uma refeição no caso de não o conseguir convencer a ir embora. Leve uns binóculos consigo para não perder nada, mas não fique surpreendida se o seu filho não os usar correctamente. O divertimento de experimentar vale tudo.

Tu adoras...Aviões, bolas, bichos etc... tudo o que mexa :), estás no "ciclo" das descobertas!!!!








3 comentários:

Rute disse...

está tão lindo e crescido este piolho.... espero que já esteja melhor e tu tb... beijokas

mjm disse...

Minha Querida,
Espero que estejam melhorzinhos...
Agredeço imensamente todo o carinho que me tens e nem sei o que fazer para te agradecer...
Estive em Fátima e rezei por ti e pelos teus filhinhos.

Que Deus te conceda uma vida cheia de Alegrias junto deles por muitos e longos anos e que te retribua a tua generosidade.

Muitos Beijinhos minha Amiga Querida!

Mãe disse...

Obrigado pelo comentário no meu blog.

Estive a espreitar o teu também é muito interessante.
Parabéns pelos casalinho de filhotes.

Toda a sorte do mundo para voces

Joquitas

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape