segunda-feira, 6 de abril de 2009

CUIDADOS COM A PELE

A IMPORTÂNCIA DA PELE

A pele do seu bebé, o maior órgão do corpo, evita as perdas de líquido e protege-o do meio ambiente. Devido ao seu elevado teor de água e ao facto de não ter estado exposta à radiação ultravioleta do sol, a pele dos bebés é suave e flexível. Embora seja comum que a pele do bebé pareça estar a escamar durante as primeiras semanas de vida, isto deve-se simplesmente à passagem do meio ambiente líquido do útero para um meio ambiente gasoso do mundo exterior. Esta escamação desaparecerá rapidamente e o seu bebé voltará a ter uma pele com um aspecto suave e saudável. Portanto, não há necessidade de encher o recém-nascido de creme!

E tu parecias uma cobrinha a mudar a tua pelezinha!!!!




ESTÁ NA HORA DO BANHO

Os recém-nascidos não se sujam muito. Se tiver o cuidado de limpar o rabinho do bebé cuidadosamente em cada mudança de fralda, provavelmente não precisará de lhe dar banho mais do que duas ou três vezes por semana. O banho só deve durar o suficiente para limpar a pele escamada ou a sujidade que se tenha acumulado. Do mesmo modo, o cabelo do seu bebé, se tiver, não precisará de levar champô em todos os banhos. Faça-o apenas quando achar necessário. Embora a maior parte dos bebés aprenda rapidamente a adorar o banho, não se surpreenda se o seu bebé ficar inquieto e chorar no princípio ou no fim do banho.

E como tu mudaste...De um choro desesperado para um belo sorriso!!!

Seguem-se algumas sugestões para tornar a hora do banho um momento seguro e agradável para ambos:

* Enquanto o seu bebé ainda tiver o cordão umbilical, dê-lhe um rápido banho de esponja (enquanto o bebé permanece encostado sobre uma superfície acolchoada), evitando assim molhar o cordão umbilical, que precisa de se manter seco.

* Depois do cordão cair, o bebé estará pronto para um verdadeiro banho: utilize uma banheira adequada com uma toalha na borda e com cerca de quatro dedos de água.

* Dê sempre banho ao seu bebé num local ameno, sem correntes de ar e deve ter uma toalha seca à mão para o envolver rapidamente após o banho.

* Para lhe dar banho, utilize um pano suave ou uma esponja. Se colocar um pano morno e húmido sobre a barriga, pode evitar que o bebé arrefeça. Lave todas as partes do corpo do bebé uma de cada vez e elimine qualquer escamação aparente de modo suave com a esponja. Não se esqueça de verificar atrás das orelhas, entre os dedos das mãos e dos pés, debaixo dos braços e nas dobras do pescoço e das coxas, onde frequentemente se acumula a sujidade.

* Segure sempre o seu bebé com uma mão, para ele não deslizar para a água, e nunca o deixe sozinho na banheira, nem por um momento. Se tiver que sair do quarto, leve-o consigo.

* Depois do banho, seque-o suavemente e assegure-se de que hidrata a pele dele para ajudar a manter a sua suavidade e resistência naturais.


Sugestão rápida: Quando lavar a roupa do seu bebé, utilize um detergente suave e enxague duas vezes para se certificar de que não ficaram elementos que possam irritar a pele sensível.


E a mamã faz tudo como manda a "etiqueta"!!!!


O ABC DA MUDANÇA DE FRALDAS

A mudança de fraldas proporciona-lhe uma oportunidade excelente para dedicar um pouco mais de atenção à pele do seu bebé. E uma vez que a área das fraldas é particularmente propensa a irritações, um cuidado especial pode evitar bastantes incómodos ao seu bebé. Lembre-se, no que diz respeito à área da fralda, uma pele seca é sinónimo de pele saudável. A pele húmida na área da fralda torna-se rapidamente frágil e vulnerável às irritações. Para reduzir ao máximo a humidade produzida pela fralda, mude-a frequentemente e utilize fraldas super-absorventes. A quantidade de mudanças de fralda diminui à medida que o seu bebé cresce: de uma média de 10 por dia ao princípio, para chegar gradualmente a cerca de seis. Em geral, mude-lhe as fraldas imediatamente antes ou depois de cada refeição e sempre que fizer cocó. Mude-as também antes do bebé adormecer, quando acordar e antes de sair.


Sugestão Rápida: Se o seu bebé for uma rapariga, limpe sempre da frente para trás, para reduzir ao mínimo o contacto das fezes com os órgãos genitais dela. Tudo o que precisa é de água ou toalhitas húmidas para limpar para lavar essa área. Se o seu bebé for um rapaz, também o deve fazer da frente para trás.

E até agora o teu rabinho tem estado 5 ESTRELAS!!!!




A SUA PELE TAMBÉM NECESSITA DE HIDRATAÇÃO (cuidados da mãe)

Hidrate as suas mãos. Com tantas lavagens de mãos durante os cuidados com o bebé, as suas mãos podem secar, com pequenas gretas que podem albergar bactérias que poderiam passar para o bebé. Ambos merecem uma pele suave e saudável, portanto mantenha um creme hidratante perto do local da mudança de fraldas.

E resolvi usar um desinfectante a toda a hora... como as minhas maos ficam secas...Mas a mãe poe creme para amaciar!!!






APROXIMA-TE E TOCA-ME


A pele humana possui múltiplas terminações nervosas e o seu bebé gosta muito do contacto humano. Diversos estudos indicam que existem efeitos benéficos no contacto da pele entre pais e filhos. As carícias suaves e também as massagens, fazem com que o bebé se sinta bem cuidado, protegido e seguro. O seu bebé realizou uma transição entre um ambiente quente e fechado para um frio e aberto. O contacto estreito com o seu bebé imita da melhor maneira a segurança oferecida pelo útero e converte a transição para o mundo exterior numa experiência menos traumatizante e mais suportável. Além disso, o contacto humano pode melhorar o crescimento e o desenvolvimento do seu bebé, e ajuda os pais a integrar o membro mais novo da família.

Antes de fazer uma massagem ao seu bebé, assegure-se de que o compartimento está a uma temperatura agradável. Escolha uma área segura onde não exista a possibilidade dele cair. É comum pôr uma manta no chão. Para começar, tire-lhe a roupa até ele ficar em camisola interior. Comece pelas pernas e pelos pés, movimente as mãos suavemente até chegar ao peito e aos braços, com carícias firmes. Quando chegar à parte superior do corpo, tape as pernas com uma manta e tire-lhe a camisola interior.

Continue com a massagem só se lhe parecer que o seu bebé está a gostar.

Se se tratar de uma massagem com óleo, use um suave sem perfume; até pode ser um vegetal. Mas não é necessário usar óleo. Se decidir mesmo usar óleo, deite uma pequena quantidade na palma da mão e esfregue as mãos para aquecer o óleo antes de o aplicar sobre a pele do bebé. Mas lembre-se que os bebés ficam muito escorregadios e difíceis de pegar quando estão cobertos de óleo. Divirta-se!

Agora sim Começas a gostar dessas coisas!!!!



Coloque um brinquedo suspenso colorido no local da mudança das fraldas e fique mais 10 minutos após a mudança da fralda para ouvirem a música juntos e verem as figuras enquanto rodam e dão voltas.


E Tu adoras musica e cores!!!! É uma delicia o teu SORRISO!!!

Sem comentários:

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape