segunda-feira, 29 de junho de 2009

O SONO

ESTABELEÇA UMA ROTINA

As rotinas são fundamentais no padrão de sono do bebé. Em primeiro lugar, permitirão que fique a dormir e que volte a adormecer se despertar durante a noite. Algumas destas rotinas incluem acomodá-lo numa cadeira especial, cantar-lhe uma canção, pôr uma cassete de música ou aconchegá-lo numa mantinha especial. Deve ajudá-lo a descobrir que é o que necessita para voltar a adormecer se despertar durante a noite. Isto significa não levantar-se logo que ouvir um gemido e dar-lhe tempo para que se tranquilize e volte a adormecer sozinho. Enquanto for um bebé, o seu filho passará por ciclos de sono leve a cada duas ou três horas, mas deve aprender a ficar adormecido profundamente sem a sua ajuda. As investigações demonstram que aos quatro meses, o cérebro do bebé tem a maturidade suficiente para que durma entre seis e doze horas sem que realmente desperte.

ENSINE O SEU FILHO A DORMIR

Aprender a dormir toda a noite é um processo de aprendizagem igual a qualquer outra etapa do desenvolvimento. Esta é uma etapa que tem de ser conseguida pelo bebé. É necessário que aprenda a passar do sono leve para o sono profundo por que, acima de tudo, mais ninguém poderá fazê-lo por ele.
DECIDA ONDE O BEBÉ DORMIRÁ

Se o bebé tem dormido na sua cama, um costume muito comum em muitos lares e culturas e que muitas mães e muitos pais gostam, pense no seguinte: o bebé vai habituar-se a dormir onde o deitar. No entanto, neste momento está a chegar a uma idade em que precisa de uma certa constância. Talvez queira que se habitue ao berço ou que durma junto a si, na sua cama. Se ele adormecer nos seus braços ou na sua cama, esse será o lugar onde quererá dormir toda a noite e todas as noites. Se quiser que durma na própria cama, então deite-o lá enquanto ele ainda estiver acordado. Em breve ele habituar-se-á a esta rotina, portanto, escolha o que for mais conveniente para si e para a sua família.

Sugestão Rápida: Para ajudar a acalmar o bebé na hora de ir dormir, cante-lhe uma canção de embalar.


SONOS SEM RISCOS

Tem a certeza que o seu bebé não corre riscos no berço? Se é novo, não tem de se preocupar, visto que actualmente todos os berços têm de cumprir as directivas comunitárias de segurança. No entanto, é possível que as grades dos berços fabricados antes de 1985 estejam demasiado afastadas e que o bebé prenda a cabeça entre elas. Se o berço tiver tinta a descascar ou for pintado com uma tinta com chumbo, será necessário lixá-lo e pintá-lo novamente com um esmalte resistente. Certifique-se de que o colchão está limpo e é firme; não o cubra com uma protecção de plástico solta.


Sugestão

Para os pais que estão a planear viajar com os filhos para lugares com outro fuso horário...
Com a sua ajuda o bebé poderá adaptar-se ao novo horário. Se chegar ao destino durante a manhã, não o deixe dormir a sesta mais do que uma hora para que durma bem durante essa noite. Se chegar à noite, tente mantê-lo acordado e ocupado o mais tempo possível durante a viagem. Parece-lhe que estas sugestões são cansativas? E são, mas também permitirão que o bebé se adapte rapidamente ao seu relógio interno.

1 comentário:

Maria José disse...

excelente post, e adorei ver o teu filho na foto pareçe mesmo um anjinho
bjokas

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape