terça-feira, 26 de abril de 2011

24+3 =)



Até há bem pouco tempo apenas gatinhava. Agora, já salta, corre e anda com facilidade. Neste terceiro ano de vida o tempo passa muito rápido e o seu filho progride de dia para dia: a fala, a personalidade, a destreza … a cada segundo que passa descobre algo novo.

Desenvolvimento físico
O seu filho já caminha perfeitamente e cada vez tem menos dificuldade em correr. Os seus passos são mais estáveis e até já aprendeu os movimentos que os adultos usam para andar. Para além disso, todos os dias vai melhorando as sua capacidade para saltar, jogar à bola, escovar os dentes sem ajuda e lavar ou limpar as mãos.
As suas habilidades com as mãos também melhoram consideravelmente: já consegue tirar os sapatos, passar páginas e segurar o copo só com uma mão.
 É surpreendente ver como os nossos filhos Crescem e crescem e crescem...

A linguagem
Nesta altura o seu filho já consegue usar pelo menos 50 palavras e, para além disso, consegue construir frases simples seguindo uma ordem que requer dois passos, por exemplo: “Por favor, lava as mãos e vem comer”. Na maioria das vezes é possível que perceba o que a criança está a dizer. Contudo, não espere que aquilo que ela diz faça sentido até pelo menos aos quatro anos. Pois mas o sr. JP diz tudo e clarinho como água...e isso NÃO É VAIDADE

Apesar de curtas o seu filho já cria frases usando o sujeito e o predicado. Para além de existir uma estreita relação entre os objectos e os eventos, nesta idade as crianças mostram interesse por conhecer o nome das coisas que as rodeiam e por se expressarem usando palavras de uma maneira específica. Com excepção do som “r”e ”rr” a articulação da linguagem está quase completa.
É normal que as crianças mais pequenas evitem usar os pronomes pois costumam confundi-los.

Tudo o que começa por  "R" geralmente é "g"...O "Guca" a "gua" etc..., mas ele é o máximo a falar =) até já destingue o feminino do masculino e o singular do plural =)

 Mudanças na vida da criança.
Nesta idade as crianças têm muita energia e, por isso mesmo, você deve investir parte do tempo do seu filho a correr ou a jogar fora de casa. Como se costuma dizer, é recomendável que” se canse” para que à noite esteja menos impaciente e durma melhor. Para além disso, a actividade física vai ajudar a aumentar a sua força e coordenação.
Como piolho electrico que é... muito pulo, muita corrida e muita brincadeira são palavras de ordem na vida do JP

Entre os dois e os três anos a maioria das crianças precisa dormir de nove a treze horas. Se puder, nesta idade é aconselhável que o seu filho durma uma sesta ao inicio da tarde. Tudo isto para que as crianças recuperarem forças e para que estejam menos cansadas ao fim do dia

E ele dorme...não muito mas penso que o suficiente para um piolho eléctrico como ele, as noites são "tranquilas" e eu sei que tu dormes ás vezes cansadito mas muito FELIZZZZZZZ!!!!

Ofereça plasticina ao seu filho e ensine-o a criar formas: animais, casas, estrelas, etc. Depois das figuras feitas podem tentar inventar uma história com elas.
Bem ele e a mana fazem da hora dos "trabalhinhos" uma AVENTURA :)!!!!

Para estimular a memória das crianças pode contar-lhes uma história e depois pedir-lhes para que repitam. Ou então, ensine-lhes a letra de uma canção para que possam cantar em conjunto.
 Quanto a isso não há muito a dizer...Ele é um "gravador" basta ouvir uma vez para cantar e contar tudo do principio ao fim 


Jogos estimulantes para as crianças- 

Também deve começar a ensinar as letras ao seu filho. Numa folha branca escreva o seu nome em letras maiúsculas e explique-lhe como copiar. Pegue na mão da criança e copiem o nome. Para ajudá-lo pode relacionar a letra com algum objecto real: um triângulo se for um “A”, uma cobra se for um “S”, etc.

 Já começa nas letras, mas devagarinho,  as cores já sabe as "normais" e os numeros já conta até 12 (ás vezes salta é do 5 para o 7 lol) 
Tudo o que escrevi pode parecer exagero, até a mim me faz pensar ,como é que aquela "criatura" só tem 27 meses???!!!, mas é a mais pura verdade, e se contasse as mil e uma peripécias do sr. Lecas iria parecer uma tonta babada...mas é o que eu sou...A mais babada das mãe =)!!!
 

2 comentários:

Sophie disse...

e com razão para estar!!!

Felicidades!!!

carlavc disse...

Este miúdo é o máximo. Tens toda a razão para se uma mamã babada!
beijocas

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape