quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Dicas preciosas!!!

Clique Aqui e veja mais imagens


UM NOVO MEMBRO NA FAMÍLIA

Em toda a criação não existe nada mais maravilhoso que um bebé recém-nascido. As suas próprias habilidades, personalidade, passado e futuro, convertem-no numa verdadeira caixa cheia de surpresas que está pronta a ser aberta. Já conhece a sua voz, está a estudar a sua cara para a reconhecer assim que a vir e durante os primeiros minutos de vida aprendeu reconhecê-la e a conhecer o seu odor. É maravilhoso!


segurança do bebé

COMO PREVENIR A MORTE SÚBITA

Os investigadores ainda estão a tentar descobrir porque é que alguns bebés morrem enquanto dormem. O Síndroma de morte súbita do lactente (SMSL), ou morte no berço, refere-se à morte inexplicável de um bebé com menos de um ano de idade e, normalmente, com menos de dois meses. Existem várias maneiras de reduzir o risco de SMSL. Se está a amamentar e não fuma, o bebé já se encontra no grupo de menor risco. Outras formas de reduzir o risco para o bebé são:

* Colocá-lo a dormir de costas. Deite o bebé a dormir de barriga para cima.

* Não o agasalhe excessivamente. Mantenha o quarto do bebé entre 18º C e 21º C aproximadamente. No entanto, tenha cuidado se a cabeça do bebé estiver quente e suada, pois quer dizer que está agasalhado demais.

* Utilize um colchão firme para bebés.

* Não fume perto do bebé, nem permita que outros o façam.



HÁ MUITO QUE APRENDER

Quando se trata de cuidar de um novo bebé, terá que aprender muito em pouco tempo.

MUDAR A FRALDA

Terá de mudar muitas fraldas (umas 10 por dia), pelo que é importante que aprenda a fazê-lo. Assim que estiver húmida, mude-a. Não é necessário limpar a área genital. Se a fralda estiver muito suja, então utilize uma toalhita para limpar o rabinho do bebé. Não tem de utilizar sabonete a não ser que o bebé esteja com diarreia e não possa limpá-lo apenas com água. Nesse caso, utilize um sabonete suave e, quando estiver seco, aplique pomada ou vaselina para evitar a irritação na área da fralda e, por último, ponha uma fralda limpa. Coloque-a firmemente à volta do bebé e aperte-a na parte da frente. Se, enquanto muda o bebé, notar que a pele da área da fralda está vermelha, é provável que tenha apertado demasiado ou que o bebé necessite de uma maior. Ao princípio, terá de preparar-se para mudar o bebé depois de cada refeição. Com as fraldas descartáveis modernas é praticamente impossível saber pelo toque se a fralda do bebé está húmida. Mude-o também sempre que ele fizer cocó.

Nota: Se a fralda ficar encharcada com muita frequência, pode significar que chegou a altura de começar a utilizar uma fralda maior.


CUIDADOS A TER COM O CORDÃO UMBILICAL

Tem de cuidar do cordão umbilical do bebé até que caia dentro de duas ou três semanas. Sempre que mudar a fralda, cubra o cordão com uma bola de algodão ou com uma gaze embebidos em álcool a 70%. Tenha muito cuidado com a área da base do cordão que se encontra perto do umbigo e limpe essa zona com suavidade, mas de forma meticulosa, para eliminar a humidade que se possa acumular. Para se certificar de que chega ar ao cordão, dobre a extremidade da fralda do bebé e evite pôr-lhe roupa apertada na área da barriga. Para evitar que as fraldas rocem contra o cordão do bebé, utilize fraldas com um recorte especial, como as fraldas Dodot Primeira Semana.


TRATE TAMBÉM DE SI

Finalmente, nasceu o maravilhoso ser que faz de si mãe! Ao princípio, dedicará quase todo o dia a alimentar o bebé e, grande parte do resto do tempo, a descansar. Ainda assim, esta será uma excelente forma de aproveitar o tempo que lhes permitirá conhecerem-se. Durante os seus primeiros dias em casa, enquanto se habitua a todas as novas rotinas, a preocupação com o seu bem-estar e com o do seu filho consumirá as suas energias. Faça os planos necessários para que haja alguém em casa que possa ajudá-la de verdade com a lavagem da roupa, as refeições e as compras. Seria recomendável que pedisse às potenciais visitas que queiram vê-los que o evitem fazer durante o primeiro mês do bebé. Faça uma sesta sempre que possível e faça um esforço para moderar as suas actividades diárias.



Momentos chave no desenvolvimento do bebé

ALERTA DESDE O INÍCIO

Um recém-nascido poderá reconhecer a sua voz e tacto ao nascer. É possível que fique tranquilo e ouça quando se aproxima dele, como também é provável que se alegre quando segue o seu rosto de um lado para o outro. Tratará de estar alerta para poder reagir face ao que vê e escuta, o que indica que os bebés estão programados com o desejo de aprender sobre o mundo que os rodeia desde o início. Pode identificar a sua voz e o seu odor característico e rapidamente aprenderá a tranquilizar-se simplesmente porque você está perto.

Quando sentir vontade de jantar fora, faça-o. Os recém-nascidos conseguem dormir sem problemas, portanto leve-o e aproveite este sossego enquanto pode. Certifique-se de que ele está alimentado e com a fralda seca antes de sair de casa.

Sem comentários:

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy