quinta-feira, 5 de março de 2009

O bebé já tem um mês...

hoje falamos de:

É altura de visitar o pediatra ou a enfermeira pediátrica para controlar o peso do bebé.

E a visita foi 5 estrelas!!!!


O BEBÉ COMEÇA A RECONHECÊ-LOS

Agora parece que o bebé que tinha dentro de si esteve sempre ao seu lado. Pode parecer que só come e dorme, mas observe-o com atenção: a cada dia analisa-a mais e parece estar pronto a recompensá-la com um sorriso. Tem a cara um pouco mais magra e até já pode ter tentado balbuciar. Regra geral, a grande quantidade de tempo que exige o cuidado de um bebé faz com que os novos pais e mães não se apercebam da rapidez com que o filho muda e cresce. Portanto, estejam atentos: antes de darem por isso, , o seu pequeno já será um adulto.

O Amor faz o tempo voar!!!


Nota: Os bebés desta idade são muito exigentes e, no entanto, ainda não sabem fazer muitas coisas, razão pela qual esta pode ser uma altura especialmente difícil para si. A falta de sono e as profundas alterações na rotina a que estavam habituados podem afectar muito os pais, pelo que não se rendam.

É dificil mas vale cada esforço!!!!


momentos chave no desenvolvimento do bebé
cuidados com o bebé

COMO ELE APRENDE A RELAXAR-SE...

A sucção é um costume saudável e de auto-relaxamento que tem origem no reflexo do bebé de levar a mão à boca. Se um bebé de três semanas quer acalmar-se quando está aborrecido ou antes de adormecer, chupará nos próprios dedos ou nos seus. Este costume parece ser inato e os bebés que o têm parecem ser menos complicados. Para ajudar o bebé a dominar esta habilidade, deixe-lhe as mãozinhas descobertas, coloque-lhas perto da cara e ponha-lhe uma fralda ou toalha de mão enrolada por trás dos ombros para o ajudar a ter os braços mais próximos quando está no assento para bebé ou na cadeira de bebé para automóvel.


TUDO A PRETO E BRANCO
Para ajudar a estimular a mente e os olhos do bebé, faça alguns cartões a preto e branco. Utilize um marcador preto para desenhar uma cara sorridente, um sol, uma lua, ou uma casa, em cartões brancos, e coloque-os perto do bebé, dentro do berço. Ele vai olhar para eles durante horas... bem, quem sabe, talvez durante alguns minutos.

E Tu meu Amor já deste provas da tua visão!!!!


PROTECÇÃO CONTRA O SOL

Os raios do sol são particularmente nocivos para a pele sensível do bebé, portanto ponha-lhe sempre um chapéu ou mantenha-o à sombra. Não se esqueça que as janelas não filtram muita radiação ultravioleta, portanto terá de o proteger mesmo dentro do automóvel ou em casa. Não aplique muito protector solar no seu filho até ter mais de seis meses. Em bebés mais pequenos, é conveniente aplicá-lo apenas em algumas zonas, como as mãos e a cara.

Como o seguro morreu de velho...nunca arriscar!!!




Cuidados da mãe

Ser mãe é extenuante e é natural que de vez em quando se sinta um pouco abatida à medida que se acostuma à nova rotina. No entanto, entre 8% e 26% das novas mamãs sente algo mais complicado que uma simples tristeza: sofrem de depressão pós-parto. Esta doença pode ser moderada ou suficientemente grave para que a mãe tenha ideias suicidas.
A depressão pós-parto pode durar entre 3 e 12 meses e pode ter consequências graves para toda a família. Os recém-nascidos são muito sensíveis ao estado de espírito da mãe. Diversos estudos indicam que os bebés com apenas alguns dias cujas mães sofrem de depressão se comportam de modo diferente daqueles cujas mães estão bem. Esta diferença não é boa para o desenvolvimento dos bebés. Para o seu próprio bem-estar e o do bebé, peça ajuda imediatamente.
Estes são os sintomas mais comuns da depressão pós-parto (nem sempre todos estão presentes em quem sofre desta doença):
* Choro
* Insónia
* Alteração do apetite
* Sentir-se inútil
* Perda de energia
* Falta de concentração
* Aparência pessoal descuidada
* Ansiedade
* Irritabilidade
* Agressividade

Se sentiu alguns destes sintomas, ou todos, a culpa não é sua nem é uma má pessoa que apenas precisa de se esforçar mais para gostar do novo bebé. É importante que consulte o seu médico imediatamente.

O meu MELHOR remédio é a minha FAMILIA!!!!

1 comentário:

Maria José disse...

Que linda dedicatória
bjokas

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape