sábado, 30 de maio de 2009

Mirandela...Cidade-Jardim

O Culto da Flor

Mirandela é com inteira justiça reconhecida como a Cidade-Jardim pela beleza dos seus jardins e das suas pontes em harmonia com o Rio Tua. Em Mirandela abundam os jardins e os espaços verdes onde dá gosto passear ou praticar desporto. Aí os homens estão em harmonia com a Natureza e em sintonia com o Belo e o Maravilhoso.

Mirandela já foi considerada a cidade mais florida de Portugal num concurso nacional e europeu.

Em Mirandela não é preciso procurar a beleza: encontramo-la a cada passo, no dobrar de cada esquina, onde quer que detenhamos o olhar (Manuel Dias).

Esse ambiente telúrico transmite tranquilidade, bem-estar e qualidade de vida que acaba por reflectir-se nos jardins particulares e reforçar o sentimento de pertença e de identidade de todos os Mirandelenses que não deixam de sentir um profundo respeito e orgulho pela sua Terra.

Em Janeiro de 1997 foi dado à estampa uma obra intitulada «Cidade-Jardim» e editada pela Câmara Municipal de Mirandela. É um hino à beleza e ao encanto de Mirandela-Jardim. O texto foi de Miguel Dias, a fotografia de André Pregtizer e a coordenação de António Sérgio.
Festival de Jardins Nómadas

Em 2003 realizou-se o I Festival de Jardim Nómadas, organizado pelo Município de Mirandela,
Desde dai tem vindo a realizar-se todos os anos


É um evento que promove a cidade de Mirandela que dá corpo à ideia da Cidade Jardim. Mais de centena e meia de carrinhos de mão, artisticamente transformadas em pequenos jardins, são transportados para vários lugares (Palácio dos Távoras ou Ponte Velha, assim como para actos públicos ou eleitorais), onde permanecem durante mais alguns dias.


Durante o percurso, os jardins nómadas são transportados por centenas de pessoas, entre crianças das escolas de todo o concelho, em verdadeiro ambiente de alegria e beleza nas artérias da cidade de Mirandela.






Este ano teve um significado especial para mim...

Fui vê-lo com o JP nos braços e havia uma orquestra muito especial a tocar pelas ruas...
A da escola da minha Joana!!!!

2 comentários:

carlavc disse...

Estou curiosa para conhecer Mirandela.
A tua Joana deve ser uma artista e tanto. Tens razão para estares orgulhosa!

Maria disse...

Ai, tenho mesmo que ir a Mirandela ;)
Parabéns à Joana artista e, claro, à mãe babada!
bjs grandes

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape