terça-feira, 28 de outubro de 2008

26 semas já passaram...parece que foi ontem...

O bebé
Prática de respiração. Esta semana, as fossas nasais do bebé começam a abrir-se, o que lhe dá a oportunidade de praticar a respiração com os músculos e os pulmões. Certamente não tem ar para respirar, de modo que 'inspira' e 'expira' líquido amniótico. Quando nascer, já será um profissional.

És sem duvida um "sopro! de vida!!!

Chuchar sabe ele! O bebé também flecte alguns dos músculos que lhe permitirão alimentar-se: a boca e os lábios. O reflexo de mamar é tão forte que se a mão flutuar próximo da cara dele, chuchará o dedo polegar ou qualquer um dos outros dedos. As ecografias costumam mostrar os bebés a chuchar o dedo polegar. De facto, alguns bebés nascem com bolhas nos lábios, dedos ou mãos de tanto chuchar. Este é apenas um dos mais de 70 reflexos com os quais o bebé nascerá.

Ai ai nada de abusos!!!!

Agarrar. O meu último truque é agarrar alguma coisa, como por exemplo o meu cordão umbilical. Agarrar é mais um dos muitos reflexos já mencionados. Se aproximar um dedo do recém-nascido, é surpreendente a força com que o agarra. Esta é a fase em que o bebé pratica esta capacidade preênsil. O brinquedo preferido dele é o cordão umbilical, que não pára de esticar e encolher. Não se preocupe: o cordão está preparado para isso.

Muito juizo nada de fazer do cordão colar!!!!

Medidas. O feto mede agora cerca de 33 cm de comprimento e pesa cerca de 800 gramas.

Cada dia maior e mais bonito!!!!

A gravidez
Assalto aos aperitivos. Lembre-se que o bebé come do seu prato, portanto não deve deixar de prestar atenção à dieta e à frequência das refeições. Também é necessário comer bem para o seu próprio bem-estar: se o seu nível de açúcar no sangue baixar sentir-se-á enjoada, trémula e cansada. Fazer refeições leves e frequentes ajudá-la-á a manter o nível de açúcar adequado. Quando sair, leve consigo alguns alimentos, como fruta ou iogurte, de modo a não andar por aí sem algo para comer.

Ás vezes abuso...

A comida picante. Muitas mulheres questionam-se se não deveriam evitar este tipo de alimentos durante a gravidez. Não existe uma resposta simples a esta pergunta. Se gostar de comidas picantes e se as tolerar bem pode continuar a comê-las. No entanto, provar alimentos aos quais não esteja habituada pode provocar-lhe incómodos estomacais, quer esteja grávida ou não, desta forma tenha cuidado com as aventuras gastronómicas.

Picantes??!!! Dispenso obrigada!!!!


A voz dos especialistas. Se a sua gravidez não for de alto risco, é provável que possa continuar a trabalhar até ao dia do parto. Ainda assim, é conveniente que efectue algumas mudanças na sua rotina diária para estar cómoda, como pôr os pés no alto com frequência para favorecer a circulação e reduzir os inchaços.

Até ao fim não será mesmo mas enquanto puder e me deixarem...

Sem comentários:

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape