quinta-feira, 11 de setembro de 2008

19 semanas já passaram...

O bebé
Mais óvulos. Talvez não saiba ainda o sexo do feto, mas se vai ser menina, o sistema reprodutivo já está perfeitamente estabelecido. A vagina, o útero e as trompas de Falopio já estão formados e os ovários contêm mais de seis milhões de óvulos primitivos. Quando o bebé nascer, esse número ter-se-á reduzido aproximadamente para um milhão e já não produzirá mais óvulos durante toda a vida. Não é fascinante saber que o óvulo que se converteu no bebé que espera é tão velho como você, que só estava à espera de ser libertado durante o seu crescimento?

São os mistérios da Vida, tão complexos e tão simples...

Se for menino. Nesse caso, as coisas também seguem o seu curso. O sistema reprodutivo masculino está quase plenamente desenvolvido. Os testículos estão formados e já segregam testosterona desde a semana 10 da gestação. Os genitais externos, que se definiram masculinos durante o primeiro trimestre, continuam a desenvolver-se. Nesta altura costuma ser já evidente o saco escrotal.

É menino o meu REI!!!!

Segunda pele. O que é esta coisa cremosa que cobre o meu corpo? É mais ou menos agora que a pele começa a produzir uma substância cremosa chamada 'vérnix caseosa', que é formada por óleos segregados pela pele, células mortas e penugem, o pêlo fino que cobre o corpo. Este revestimento ceroso protege o feto dos efeitos da flutuação no líquido amniótico. A maior parte da vérnix desaparece antes do parto, a não ser que seja prematuro. Os bebés prematuros costumam nascer ainda cobertos com uma grande quantidade de vérnix caseosa. Inclusive os bebés nascidos no fim do tempo ainda têm um pouco desta substância nas dobras da pele.

Já é um homenzinho o meu principe!!!

As medidas. O feto mede cerca de 18 cm e pesa entre 200 e 225 gramas. Observa-se agora uma definida tendência para uma subida no gráfico de crescimento, pelo que é de esperar grandes avanços nas próximas semanas.

Passaram tão depressa e tão devagar... Como eu Te amo filho.....
Ainda me lembro da 1ª eco... 2.14cm de gente....

A gravidez
Uma cara estranha. Não tente lavar as manchas escuras que lhe aparecem na testa, nariz ou bochechas. Não são sujidade, mas sim uma afecção comum da gravidez chamada cloasma ou 'pano'. As hormonas são a causa destas manchas, que não aparecem a todas as grávidas. As hormonas da gravidez também são responsáveis pela 'linha preta', a linha escura que vai desde o umbigo até à púbis. Quer o cloasma quer a linha preta desaparecerão gradualmente após o parto. A exposição solar pode escurecer ainda mais os pigmentos da pele, pelo que deverá utilizar um bom protector solar e ficar à sombra se desejar que a sua pele mantenha o tom mais uniforme possível.

Disso tenho-me livrado!!! Também a praia tem sido muito pouca...

Dor nos ligamentos redondos. O crescimento do útero obriga os ligamentos redondos que o sustentam a esticar-se. Ocasionalmente, estes ligamentos esticados podem causar uma dor aguda ou moderada na zona inferior do abdómen, habitualmente num lado ou no outro. Provavelmente notará mais quando mudar bruscamente de posição ou ao se levantar de uma cadeira ou da cama. Como ocorre com quase todos os incómodos da gravidez, o descanso costuma ser o melhor remédio. Embora a dor nos ligamentos redondos seja bastante frequente, telefone ao seu médico se estiver preocupada.

Já passei por cada susto!!!!

A voz dos especialistas. É preciso endurecer os mamilos durante a gravidez para se preparar para dar o peito. Verdadeiro ou falso? Falso. Este sim é um conceito antiquado. De facto, pode ser prejudicial endurecer os mamilos, já que a estimulação do peito pode libertar a hormona que causa a contracção do útero. No entanto, se tiver os mamilos invertidos (ou seja, que se metem para dentro com a estimulação), é possível que a parteira lhe recomende estratégias que facilitem o aleitamento quando o bebé nascer.

Vamos ver o que dá eu tenho Esperança que Vou conseguir amamentar!!!....

Sem comentários:

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape