quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Mais uma semana... A 18ª!!!

O bebé
Um ser único. Esta semana, o feto desenvolve uma das características que lhe darão uma identidade própria e inconfundível: as impressões digitais. As camadas de gordura que se acumulam na ponta dos dedos das mãos e dos pés converter-se-ão em distintas linhas onduladas.

Preparando a canalização. O que se passa com tudo o que me entra no estômago? O intestino grosso fixou-se à parede abdominal e estão a formar-se muitas glândulas digestivas. O sistema digestivo em desenvolvimento já está há várias semanas a cumprir etapas. O feto engole líquido amniótico, que passa para o estômago e os intestinos. Em seguida, esse líquido mistura-se com as células mortas e as secreções que existem nos intestinos para formar mecónio. O mecónio é uma substância viscosa de cor esverdeada que será expelida na primeira fralda do bebé.

Medidas. O feto pesa cerca de 200 gramas e mede entre 16 e 18 centímetros de cima a baixo.

Cada dia que passa está mais perto de Te ter nos braços...Meu principe!!!!

A gravidez
Demasiados conselhos. Pode acontecer que observe que todos se achem no direito de lhe dar conselhos sobre a gravidez: quanto exercício tem de fazer, o que deve comer, se deve ou não trabalhar... Parece que não existe nenhum aspecto sobre o qual alguém não tenha algo que dizer. Embora os conselhos não pedidos possam ser incómodos, tente reagir com calma. E não se sinta obrigada a explicar as suas decisões. Bastará um simples: 'Obrigada, vou ter isso em conta'. Tente não se esquecer que as pessoas se emocionam com a perspectiva de um bebé a caminho e que o fazem de boa fé. Também não se surpreenda se estes conselhos 'informais' forem diferentes das recomendações do seu médico, já que o pensamento médico mudou em muitos aspectos ao longo dos anos.

Já senti tudo isso "na pele"...


Tonturas. Não se surpreenda se por vezes se sentir tonta: o seu coração trabalha cerca de 40% ou 50% mais do que antes de engravidar. Este duro trabalho, juntamente com a pressão cada vez maior que o útero exerce sobre os vasos sanguíneos, pode causar uma sensação de vertigem ocasional, sobretudo quando se levanta rapidamente. Descanse frequentemente. Deite-se sobre o lado esquerdo durante alguns minutos várias vezes por dia para manter uma boa circulação. A descida do nível de açúcar no sangue também pode causar indisposição. Comer uma peça de fruta é uma boa maneira de se manter bem e evitar a fome.

Tonturas???!!! Até desmaios!!! Tenho direito a tudo!!!!

Pequenos movimentos. São gases ou pontapés? Muitas mulheres sentem os movimentos do feto pela primeira vez entre as semanas 16 e 20. Como o bebé ainda é muito pequeno, é provável que não sinta pontapés fortes, mas sim uma ligeira palpitação, como se tivesse borboletas na barriga.

Ontem senti tão bem...Borboletas na barriga e um sorriso parvo nos lábios...

A voz dos especialistas. Como o fluxo vaginal muda durante a gestação, pode acontecer que seja difícil saber se existe uma infecção. Quase todas as grávidas verificam um fluxo branco e leitoso, chamado leucorreia. A leucorreia é normal e aumenta à medida que se aproxima o dia previsto para o parto. No entanto, se o fluxo mudar de cor e consistência ou vier acompanhado de mau odor ou irritação, é possível que exista infecção.

Já vou na 2ª... E não tem graça nenhuma, são cá umas dores...

Sem comentários:

A nossa familia

Pyzam Family Sticker Toy

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape